30/03/2021 às 09h54min - Atualizada em 30/03/2021 às 09h54min

Aprenda como plantar alface - com passo a passo e dicas

A alface é um verdadeiro curinga para nosso organismo, ela ajuda a regular o açúcar no sangue, favorece a perda de peso, é diurético, um excelente antioxidante, aumenta imunidade, alivia a prisão de ventre, combate a insônia, mantem a saúde dos ossos e é fonte de vitaminas e de sais minerais.

Redação com assessoria
Embrapa
-
Conta a história que a alface é consumida pelos humanos a partir do ano 500 AC, ela é originária do leste mediterrâneo e chegou em terras americanas trazida pelos colonizadores europeus. Hoje ela é cultivada no mundo inteiro, e com toda certeza é a hortaliça mais consumida no planeta.
 
Temos várias espécies de alface disponíveis, sendo as mais conhecidas a alface lisa, a alface crespa, alface romana, e claro a alface americana, entre outras.
 
 A Alface é uma planta anual, de ciclo curto, com caule curto, sumarento e que atinge até 0,25 m de altura. As folhas são dispostas imbricadas ao redor deste caule, formando uma roseta.

As folhas são verdes, inteiras, podendo, conforme a variedade, apresentar-se lisas, crespas, recortadas, inclusive coloridas, verde-arroxeadas. As suas flores são pequenas margaridas amarelas, reunidas em inflorescência do tipo panícula e que surgem ao final de um ciclo.

Motivos para cultivar a planta não faltam, afinal ela tem muitas propriedades medicinais, a hortaliça é diurética e ajuda no emagrecimento, melhora o sistema imunológico, combate infecções e inflamações, facilita a digestão e para as gestantes é uma importante fonte de ácido fólico.
 
A Alface é adequada para ser cultivada em regiões com temperaturas amenas, entre 20 e 25 graus, mas há no mercado variedades com capacidade para se desenvolver o ano todo. 

O plantio de Alface pode ser realizado tanto em pequenas hortas caseiras quanto em grandes áreas, e até mesmo em vasos e caixas.




Foto: Alface em vaso / Pinterest  
 


LEIA TAMBÉM:

Aprenda a fazer o Adubo bokashi em casa e obtenha uma excelente produtividade na sua horta

 

Aprenda como plantar repolho - com passo a passo e dicas para plantar em vaso ou na horta








Dados gerais
 
Espécie: Alface, (Lactuca sativa).

Época de Plantio: É uma planta anual, portanto pode ser plantada o ano todo, existindo variedades específicas para climas temperados e subtropical, quanto para clima mais ameno.

Solo: A recomendação é escolher os solos de textura média, com aspecto fofo, de baixa acidez e elevado teor de matéria orgânica. Leve em consideração o fácil acesso de água para irrigações.

Clima: Se adapta tanto a climas amenos quanto a temperados e subtropical, podendo ser cultivada durante o ano todo.

Colheita: de ciclo curto, no verão, a colheita ocorre em períodos de 60 a 70 dias depois do início do cultivo e, no inverno, se estende em torno de 80 a 90 dias.

Área mínima: Pode ser plantada em canteiros, em grandes áreas e até mesmo ser cultivada em vaso e até em caixotes desde que estes tenham no mínimo 25cm a 30cm de profundidade.


Foto: Alface em canteiros - www.novonegocio.com.br
 
PLANTANDO:
 
Preparo da terra: 

- Os canteiros devem ser cavados até a profundidade de 15cm a 20cm, quebrados os torrões e catadas as pedras, raízes, cacos de telhas, entre outros.


Preparo do canteiro

- Os canteiros devem ser adubados cerca de 15 a 20 dias antes do plantio definitivo. Sugere-se incorporar ao canteiro esterco curtido de bovino (10 litros por metro quadrado de canteiro), esterco curtido de galinha (05 litros por metro quadrado de canteiro);

- É melhor planta-la em sementeiras, fazendo sucos de 1cm na terra distantes 10cm entre si e então lance a semente, deve transplantar para o local definitivo quando as mudas atingirem de 5cm a 7cm de altura. As sementes germinam entre 7 e 14 dias após plantadas.


Sementeiras utilizando material reciclado


- As sementeiras podem ser feitas em bandejas próprias de plástico ou isopor, em copinhos plásticos de 200ml ou outros recipientes que disponha. (Embrapa 2007)

- Evite áreas propensas ao encharcamento, para reduzir doenças nas raízes. Para cultivares comuns, os espaçamentos devem ser de 30 centímetros entre as plantas e entre linhas. Para a Alface americana, as medidas são de 35 centímetros. Irrigue as hortaliças diariamente de manhã ou final da tarde, dependendo do clima e tipo de solo.
 
Adubação:

- Os canteiros devem ser adubados cerca de 15 a 20 dias antes do plantio definitivo. Sugere-se incorporar ao canteiro esterco curtido de bovino (10 litros por metro quadrado de canteiro), esterco curtido de galinha (05 litros por metro quadrado de canteiro);

- Sugere-se fazer 2 aplicações de cobertura com NPK.


Adubo NPK

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se você é produtor rural, qual a sua principal atividade agrícola?

10.7%
6.0%
7.7%
3.4%
8.1%
29.9%
6.4%
11.5%
4.7%
2.6%
6.0%
3.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp