26/03/2021 às 09h24min - Atualizada em 26/03/2021 às 09h24min

Aprenda como plantar agrião ou agrião d'água - passo a passo e dicas para cultivar em vaso e canteiro

Começar uma horta orgânica em casa é uma forma excelente de fornecer alimentação saudável e livre de agrotóxicos para sua família

Emerson Luis de Mesquita
-
O agrião é um excelente antioxidante, aumenta imunidade, ajuda a combater infecções e é um ótimo alimento para facilitar o processo digestivo. Além disso, é rico em vitaminas do complexo B, A, C e K, minerais como potássio, ferro, cálcio e fósforo.

Ela é uma planta rústica e resistente, e relativamente fácil de cultivar. A planta precisa de muita água limpa disponível e necessita de boa luminosidade, com pelo menos algumas horas de sol direto. De origem asiática, mais se adaptou bem quando introduzida no continente europeu e hoje é consumida em praticamente todo mundo.
 
Propriedades medicinais não faltam ao Agrião. A hortaliça faz bem para o fígado, é diurética e recomendada para diabéticos. Além disso, o Agrião combate o ácido úrico, tuberculose, raquitismo, formação de pedra nos rins e efeitos tóxicos da nicotina. O suco de Agrião fervido com leite é expectorante e, se misturado com mel, ajuda a aliviar a bronquite.


Salada Italiana - Agrião, tomate seco e gorgonzola. – Foto de Cantina  Italiana Dangelo, Mogi das Cruzes

Salada Italiana - Agrião, tomate seco e gorgonzola. – Foto de Cantina Italiana Dangelo, Mogi das Cruzes


Foto: Salada verde - Revista Trip

 
Prefere temperaturas amenas, apesar de tolerar bem as temperaturas mais elevadas, em climas frios ela suporta leves geadas. Deve ser regada sempre, pois prefere solos úmidos, mais não encharcados.
 
 

 




Dados gerais


Espécie: Agrião ou Agrião D’água (Nasturtium officinale).

Época de Plantio: O plantio deve ser realizado no verão ou na primavera, já que ela aprecia o clima ameno.

Solo: O solo deverá ser rico em nutrientes, argiloso, e preferência com PH a rondar entre 6,5 e 6,8. Além disso, deve ter boa drenagem e capacidade de reter água.
Esta hortaliça gosta muito de umidade, e necessita de boa luminosidade.

Clima: Prefere clima ameno com temperatura noturna entre 10 °C e 20 °C.

Colheita: A colheita ocorre cerca de 60 a 80 dias após a semeadura. É possível fazer de 3 a 4 cortes dentro de um mês.

Área mínima: Deve ser plantada em canteiros, mais também pode ser cultivada em vaso e até em caixotes, sendo semeada diretamente neles ou através de mudas produzidas em copinhos plásticos de 200ml ou outros recipientes disponíveis.
Quando a muda atingir de 5 a 6 folhas deve ser transplantada para o local definitivo.




Foto: Agrião em vaso




LEIA TAMBÉM:

Aprenda a fazer o Adubo bokashi em casa e obtenha uma excelente produtividade na sua horta

 

Aprenda como plantar repolho - com passo a passo e dicas para plantar em vaso ou na horta



 
PLANTANDO:
 
Preparo da terra:
 
- Os canteiros devem ser cavados até a profundidade de 15cm a 20cm, quebrados os torrões e catadas as pedras, raízes, cacos de telhas, entre outros.




Canteiro sendo preparado



 
- Pode ser plantada diretamente no local permanente (canteiro) ou em sementeiras para produção das mudas. Quando a muda atingir de 5 a 6 folhas deve ser transplantada para o local definitivo.




Tipos de sementeira: bandeija de ovos e copinhos de café


 
- No caso de plantio direto no local definitivo, caso faça um buraco de 1cm na terra e coloque duas sementes, e lembre-se de respeitar o espaçamento mínimo de 20cm metro entre plantas e de 25cm entre linhas. As sementes germinam entre 7 e 14 dias após plantadas.

 
- Se optar por produzir as mudas, estas podem ser feitas em sementeiras ou em copinhos plásticos de 200ml. Quando a planta tiver cerca de 6 folhas, podem ser replantadas em local definitivo. (Embrapa 2007)

 
Adubação:


 
- Como dito antes a planta é bastante rústica, por isso não adube com estrume, pois o Agrião pode se tornar um vetor para parasitas se o solo ou a água estiverem infectados.

- Sugere-se fazer 2 aplicações de cobertura com NPK.




Foto: Google

 
NPK é a sigla para Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K), os três principais nutrientes para a vida das plantas, também chamados de macronutrientes. É justamente pela sua importância para qualquer tipo de vegetal que esses três elementos são os mais comuns na maioria dos fertilizantes.  

 
Atenção:

- Deve ser irrigada diariamente, de preferência 2 vezes ao dia;

- Mantenha o canteiro livre de ervas daninhas;

- Quando as plantas atingirem ramas de 5cm é necessário fazer o raleamento, deixando 3 a 4 plantas por cova.


4 - Controle de pragas e doenças

 
- Para que você possa manter suas hortaliças livres de pragas e doenças de, disponibilizamos o link do Guia da Embrapa que ajuda na identificação de pragas em cultivos de hortaliças e indica inimigos naturais, baixe grátis clicando:

https://terraenegocios.com/noticia/140/guia-ajuda-na-identificacao-de-pragas-em-cultivos-de-hortalicas-e-indica-inimigos-naturais-  
 
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se você é produtor rural, qual a sua principal atividade agrícola?

10.7%
6.0%
7.7%
3.4%
8.1%
29.9%
6.4%
11.5%
4.7%
2.6%
6.0%
3.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp