- O IBGE divulgou os dados relativos ao abate de frangos em 2020, segundo o instituto houve um aumento de 3,3% no número de aves abatidas, se comparado com 2019.
Em 2020 foram abatidos cerca de 1,5 bilhões de cabeças, novo recorde da série histórica iniciada em 1997.
Além disso foi divulgado pelo IBGE a participação dos estados brasileiros na produção nacional de frangos, e do processamento da carne em estabelecimentos inspecionados em 19 Unidades Federativas.
Os dados mostram que em 2020 apenas quatro - Mato Grosso, Pará, Piauí e Maranhão – apresentaram redução no número de cabeças abatidas.
Quando analisamos à carne produzida, houve uma pequena queda também nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do sul, e como o volume de carne recuou, conclui-se que o peso médio dos frangos processados nos dois estados também apresentou regressão.
Sob esse aspecto, aliás, a queda no peso médio dos frangos abatidos no decorrer de 2020 atingiu pelo menos dois terços das unidades federativas listadas. Daí o recuo de 1,4% na média nacional. Em decorrência, ainda que o número de cabeças abatidas tenha aumentado mais de 3%, o volume de carne delas proveniente aumentou menos de 2%.
O Paraná lidera com folga a produção nacional, sendo responsável por cerca de 30% da produção nacional de frango, e é seguido de longe pelos estados Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Mais de 93% da carne de frango produzida em estabelecimentos sob inspeção provêm do Centro-Sul do País.