07/06/2020 às 13h13min - Atualizada em 30/06/2020 às 13h13min

Confira 10 soluções tecnológicas ao alcance de todos os agricultores

Softwares e aplicativos de gestão e análise de dados totalmente gratuitos

Emerson Calcanhoto
Redação
Embrapa
-
Muito tem se falado sobre o uso de tecnologias para aumento da produção e gestão dos negócios no campo. O uso destas tecnologias digitais com softwares vinculados a computadores e smartphones está crescendo consideravelmente e auxiliando muito a produção agrícola. Neste cenário de inovação, o Brasil tem despontado como grande produtor deste tipo tecnologias.

Embora os termos “inovação e tecnologia” normalmente venham acompanhados de valores econômicos elevados, e isso é perfeitamente justificável devido aos altos custos envolvidos na produção deste tipo aplicação. Se comparado com outras tecnologias do mercado, nosso leitor facilmente chegaria a conclusão de que preço cobrado pelo uso de tais ferramentas as tornaria acessível apenas a médios e grandes produtores rurais, e em parte esse pensamento está correto.

São muitas as ferramentas disponíveis a médios e grandes produtores, e elas controlam quase tudo na produção, em todas as fases encontramos equipamentos como máquinas agrícolas modernas controladas por GPS, Drones para controle das etapas da produção, e um mundo de possibilidades de aumentar a produção e diminuir custos.


Para tornar esses avanços tecnológicos acessiveis a todos, diversas instituições públicas como Embrapa, Sebrae e universidades pelo país tem trabalhado para oferecer tecnologia de forma gratuita a todos os produtores rurais, ajudando a melhorar a gestão e a produção na agricultura familiar.

Tendo isso em vista, selecionamos algumas ferramentas gratuitas disponíveis a todos os agricultores:

1 - Agritempo 

O Agritempo é um sistema de monitoramento climatológico e meteorológico que produz e permite o acesso, via internet, a boletins e mapas com informações sobre estiagem agrícola, precipitação acumulada, tratamentos fitossanitários, necessidade de irrigação, condições de manejo do solo e de aplicação de defensivos agrícolas. Estas informações ajudam a todos os envolvidos em atividades agrícolas a minimizar seus riscos em seus empreendimentos.

Estudos mostravam que grande parte das perdas agrícolas ocorria devido a dois principais fatores: seca durante o estágio reprodutivo das plantas, e chuvas em excesso durante a colheita, além disso, a agricultura é altamente influenciada pelas condições climáticas e meteorológicas, e o conhecimento dessas condições é fundamental para este setor.



Esta solução tecnológica foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com outras instituições, está disponível pelo link 
https://www.agritempo.gov.br e é atualizada em tempo real.

 

2 – APP Tecnologia da aplicação: Software Gotas

Como saber se a quantidade de defensivos agrícolas aplicados na sua lavoura é adequada?
Esta informação é muito importante para a calibração dos pulverizadores, para não utilizar produtos em quantidades desnecessárias e para reduzir o impacto ambiental.




O Software Gotas permite que você analise amostras de deposição de gotas em tarjas de papel sensível à água, utilizadas como alvos para calibração de 
pulverizações agrícolas.
Disponível no Google Play e outros.

 

3 – APP Doutor do milho

Conhecer como realizar o manejo em cada fase da cultura é indispensável para uma boa produtividade e lucro na sua propriedade.
Com o aplicativo Doutor do Milho, você pode realizar a identificação do estádio de desenvolvimento das plantas de milho, e ainda ter sugestões de manejo, específicos para cada fase.



Seu uso é fácil:
  • Cadastre o nome do talhão/gleba;
  • Informe a data de emergência das plantas da sua área;
  • Inclua o estádio de desenvolvimento atual;
  • O aplicativo te dará as características e recomendações específicas para cada talhão, por meio de gráficos e figuras ilustrativas.
Disponível no Google Play e outros.

4 – APP Guia InNat
 
Utilizado para o controle das pragas, conhecer o inimigo natural é importante para determinar qual o tipo de manejo utilizar para não reduzir os inimigos naturais. Pensando nisso, o aplicativo Guia InNat tem informações sobre os predadores e parasitoides, o ciclo de vida e as funções desses artrópodes como controladores de pragas. 


 
Ele ainda traz imagens desses agentes naturais, tornando mais fácil fazer o controle biológico e o MIP na sua área. Dessa forma, se você tiver foto de um inseto no seu celular, você pode comparar com as imagens da galeria do Guia.
Com a comparação você consegue identificar se o inseto é uma praga agrícola ou inimigo natural.
Disponível no Google Play e outros.

 

5 – APP Pasto Certo

Para ter uma boa pastagem é muito importante conhecer qual forragem utilizar e suas características. O aplicativo Pasto Certo permite acessar as características das principais cultivares de forrageiras tropicais lançadas pela Embrapa e outras de domínio público.



Assim, você consegue identificar as cultivares e se informar sobre as principais recomendações de uso de cada cultivar, e com isso, melhorar o planejamento da sua pastagem.
Disponível no Google Play e outros.

 

6 – APP Roda de produção

A Roda da Reprodução é um aplicativo móvel para auxiliar no gerenciamento de rebanhos leiteiros. A ferramenta permite monitorar de maneira simples os estágios produtivos e reprodutivos de um rebanho.

O aplicativo apresenta o rebanho em um Roda que permite a visualização rápida da situação produtiva e reprodutiva, por meio de cores e posicionamento. O uso correto permite que rapidamente seja possível identificar animais com problemas reprodutivos, assim como programação de coberturas, visualização da distribuição dos partos, proximidade da data de secagem das vacas, identificação de animais com período de lactação curto e previsão de proximidade de retorno ao cio.



O registro de eventos que podem ocorrer com os animais é mais um dos recursos. Com simples toques é possível registrar cios, coberturas, detecção de prenhez, secagem, partos e abortos. Assim que um evento é confirmado, o estágio do animal é alterado.
Disponível no Google Play e outros.


7 - APP Leite

AppLeite tem como objetivo disponibilizar um conjunto de informações técnicas baseadas em trabalhos de pesquisa agropecuária. Este material aborda temas de interesse dos produtores rurais e extensionistas buscando a melhoria das condições de trabalho, produção, aumento de renda e produtividade da atividade leiteira.



Todo conteúdo disponível é produzido por especialistas da Embrapa, utilizando linguagem simples e vocabulário próximo ao cotidiano dos produtores.
Disponível no Google Play e outros.

8 – APP Custo Fácil

Para te auxiliar na gestão de uma granja de aves ou suínos, você pode utilizar o aplicativo Custo Fácil. Através deste aplicativo é possível 
organizar os dados e gerar as informações necessárias para estimar o custo de produção, a rentabilidade e a geração.
Desse modo, o programa auxilia o produtor rural durante o planejamento e 
administração da sua granja e também a estimar o seu custo de produção.



Assim, ao abrir a tela inicial de inserção dos dados, serão mostrados cinco ícones para serem preenchidos: Alojamento e desempenho; Investimento realizado; Financiamento; Despesas e Receitas.
Com esses dados, você tem uma melhor gestão da sua atividade agropecuária.
Disponível no Google Play e outros.

9 - APP Pastejando

O Pastejando é um software que visa auxiliar o produtor rural ou técnico extensionista durante as atividades de planejamento forrageiro em propriedades rurais.



Desenvolvido pela Embrapa Clima Temperado em parceria com a empresa Júnior Hut8, este aplicativo apresenta um vasto acervo de espécies de forrageiras cadastradas e disponibilizadas para consulta. Todas as informações do acervo são constituídas por dados abertos gerados e fornecidos pela Embrapa.
Disponível no Google Play e outros.

10 - APP Cria Certo

O Cria Certo auxilia produtores e técnicos rurais na tomada de decisões relativas à reprodução animal. Por meio de simulações, é possível obter respostas a perguntas como:

- Qual o valor a ser pago por um touro melhorador?
- Que relação touro/vacas resulta no melhor custo/benefício?
- O que é melhor do ponto de vista econômico: inseminação artificial, com suas    variantes, ou monta natural?



Este aplicativo reúne quatro simuladores com os métodos de reprodução mais relevantes atualmente: monta natural, inseminação artificial em tempo fixo (IATF) mais repasse com touro, duas inseminações em tempo fixo mais repasse com touro e três inseminações em tempo fixo. Ao longo de 15 anos, as práticas reprodutivas na pecuária mudaram.

Em 2003, 5% do rebanho era inseminado, hoje o índice está em 10%, com 80% em IATF.

Disponível no Google Play e outros.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se você é produtor rural, qual a sua principal atividade agrícola?

11.2%
7.8%
15.5%
6.0%
11.2%
18.1%
8.6%
6.0%
3.4%
3.4%
6.0%
2.6%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp